Veja Como Solicitar o Casa Verde e Amarela

Veja o procedimento de como solicitar o financiamento do programa habitacional Casa Verde e Amarela.
junho 21, 2022

O programa habitacional do Governo, Casa Verde e Amarela pode te ajudar a realizar o sonho de conquistar o imóvel próprio. Acompanhe este artigo até o final para conhecer o procedimento necessário para se inscrever.

Muito provavelmente você que está procurando por um imóvel já ouviu falar neste novo programa do Governo. Ele é uma nova iniciativa que foi criada para facilitar que pessoas de menor renda consigam adquirir seu imóvel próprio com maior facilidade.

Quem pode ter acesso ao programa?

Para que você consiga o benefício de participar do programa, precisa cumprir as seguintes exigências:

  • Renda mensal familiar de no máximo R$ 7 mil;
  • Possuir mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • Não possuir imóvel próprio e não fazer parte de outro programa habitacional;
  • Possuir residência ou trabalho fixo na mesma localidade de interesse em comprar o imóvel.

Aqueles que cumprirem todas essas exigências podem participar do Casa Verde e Amarela. Entretanto, é necessário comprovar todas essas questões junto a Caixa Econômica, apresentando os seguintes documentos a instituição financeira:

  • Documentos pessoais de todos os membros da família (RG e CPF);
  • Comprovante de endereço e renda atualizados;
  • Certidão que comprova o estado civil;
  • Declaração de imposto de renda (quando houver).

Como participar do programa?

Quem possui interesse em se inscrever no programa precisa contratar de forma individual, através da organização que estiver vinculado ao empreendimento, e ele deve possuir permissão para ser financiado por uma construtora ou pela Caixa Econômica.

Antes de realizar as etapas que iremos apresentar, é importante que você conheça as condições de pagamento que são aplicáveis para o seu caso. Você pode fazer uma simulação no site da Caixa para ter uma noção mais exata dos requisitos e condições de pagamento.

Para simular, você pode acessar o site, clicando AQUI, depois vai inserir as informações solicitadas, entre elas: o valor total do imóvel a cidade em que ele está localizado e o principal, a renda mensal total da sua família.

Após realizar a inscrição no programa, seu cadastro será analisado pela instituição financeira, que informará ao interessado todas as condições referentes ao financiamento. Depois da análise, é preciso aguardar o período de aprovação da documentação para concluir o processo com assinatura do contrato.

Escolha a construtora

O primeiro passo é consultar e escolher uma consultora que seja da sua confiança. É importante estar atento ao histórico dessa empresa e a há quanto tempo atua no mercado, além dos projetos já construídos, entre outras questões que podem demonstrar o nível de satisfação de seus clientes.

Após fazer sua escolha, juntamente com a construtora, consulte os empreendimentos disponíveis e escolha o que atende melhor às suas necessidades e expectativas, como tamanho do imóvel, localização e principalmente o valor.

Apresente a documentação

É necessário entregar os documentos que são solicitados, para que o banco possa fazer a análise de seus dados pessoais e também das suas condições de financiamento.

Para isso, é importante saber em qual faixa de renda você ou sua família estão encaixados para determinar quais são seus benefícios.

Aguarde a análise dos documentos

Nessa etapa você só precisa esperar o banco analisar toda a documentação que foi enviada, para poder determinar em qual faixa você está inserido.

Esse processo de análise é para demonstrar que você possui capacidade financeira de realizar o pagamento do financiamento.

Estando tudo certo e o banco aprovando, o processo de financiamento terá seu andamento pela agência, através da Casa Verde e Amarela.

Assinatura do contrato

Depois de estar com os documentos aprovados já é possível realizar a finalização do contrato de financiamento, pelo Casa Verde e Amarela e dessa forma concretizar o sonho da casa própria.

Antes de concluir a assinatura, leia com atenção todas as condições dispostas no contrato sobre o financiamento e caso ainda tenha alguma dúvida, esse é o momento para esclarecer tudo.

Agora que você já sabe todas as informações necessárias sobre o Casa Verde Amarela e quais são as etapas para se inscrever no programa, escolha a construtora de sua confiança para iniciar o processo de aquisição da sua casa própria.

Se ainda possui alguma dúvida, clique no botão abaixo para ter acesso as principais vantagens do programa Casa Verde e Amarela.

O Como Solucionar foi reformulado em 2021 com a proposta de trazer tudo sobre o mundo de tecnologia e as novidades do universo de aplicativos.

© Como Solucionar 2021. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.