5 funções escondidas do Uber que você precisa conhecer

Nesta postagem, falaremos quais são as funções escondias da Uber e como você pode aproveitar seu uso para desfrutar ainda mais de um dos melhores e mais famosos aplicativos de transporte.
dezembro 16, 2021

O Uber é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Estima-se que por dia, dezenas de milhares de brasileiros utilizam o app para ir e vir dos seus destinos. O que muita gente não sabe, no entanto, é que o Uber apresenta muito mais funções do que a simples chamada de um motorista: ele é recheado de funcionalidades que podem ajudar você a se programar ou até mesmo pedir socorro em momentos de dificuldade.

uberrr e1634252017825

Como a maior parte dos usuários não têm conhecimento sobre essas funções, podemos dizer, a grosso modo, que elas são “secretas”. Porém, é preciso fazer um importante discernimento aqui: todas as 5 funcionalidades, descritas abaixo, são totalmente abertas para o público geral, basta aprender a utilizá-las.

Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

1.Agendamento de viagens

O agendamento de viagens é perfeito para quem é mais organizado e precisa ter um carro à disposição em um momento específico do seu dia. Para pedir uma viagem com antecedência, é extremamente simples, basta clicar no “relógio” no local de digitação do seu destino. Lá, estará disponível a escolha do dia e horário. 

Basta seguir as orientações da tela para terminar o agendamento. Contudo, não se esqueça que o app chamará um carro automaticamente para aquele local, hora e data, por isso, é importante não esquecer que você fez esse agendamento. O Uber avisará você próximo da sua viagem sobre esse chamado, por isso, basta ficar atento.

2.Compartilhamento da rota

O compartilhamento da rota é uma funcionalidade de segurança muito importante. Ela serve justamente para você informar seu caminho para familiares ou amigos, especialmente em circunstâncias em que o motorista foge do percurso apontado pelo GPS do app.

Para realizar esse compartilhamento, é muito simples, basta selecionar a opção “Compartilhar Rota” enquanto você está como passageiro. Um link é gerado automaticamente e é colocado em uma mensagem SMS. Em seguida, basta digitar o número do destinatário para fazer o envio.

Além desse modo, vale dizer que também é possível tirar um print da tela e compartilhar a imagem com algum contato do WhatsApp. Fica aqui, outra sugestão para aqueles que buscam compartilhamento da rota.

3.Pedir corrida para outra pessoa

Por vezes, queremos chamar uma corrida para outra pessoa e não sabemos como. O outro pode não saber utilizar o smartphone ou até mesmo pode não ter fundos para conseguir cobrir a viagem que ele tanto precisa fazer.

Seja qual for a circunstância, entenda que é perfeitamente possível pedir uma corrida pelo Uber para outra pessoa. Para fazer isso, basta definir o local de partida para onde está a pessoa que precisa do transporte e, em seguida, selecionar o destino.

O motorista irá até o local que você colocou inicialmente. É sempre interessante entrar em contato informando que a viagem é para outra pessoa, assim, o condutor fica sabendo que ele deve esperar por outro passageiro (sempre dê o nome do motorista para a pessoa que entrará no veículo, essa é outra forma de confirmar a viagem). 

Em relação ao pagamento, saiba que ele ocorrerá da mesma forma. Os fundos serão transferidos automaticamente por aquele que pediu o carro no app. Normalmente, as pessoas costumam pagar pelo cartão de crédito, mas essa não é uma exclusividade (falaremos mais sobre isso).

4.Gravação de áudio 

Infelizmente, nem todo motorista é profissional e cordial com seus passageiros. Inclusive, existiram várias ocorrências no passado que se tornaram caso de delegacia. Esses problemas geraram grande repercussão e colocaram em cheque a segurança do app.

Para contornar o problema, o Uber adicionou a possibilidade de gravar a chamada com o U-audio. A ideia é conseguir ter provas sobre o ocorrido para posteriormente tomar todas as medidas cabíveis, seja com a polícia ou simplesmente com uma reclamação no aplicativo.

Para realizar a gravação, é bem simples. Clique no escudo azul (que aparece durante a viagem) e clique em gravar áudio (configure o acesso para o microfone do seu celular). Depois disso, você terá acesso a um áudio de tudo o que foi dito na corrida. Lembrando que o motorista não sabe que você está gravando e, por conta disso, todo o procedimento é totalmente seguro.

5.Chamar a polícia direto pelo app Uber 

Por fim, saiba que, em casos extremos, você pode chamar a polícia pelo aplicativo. O procedimento é praticamente idêntico a gravação de áudio. Basta clicar no escudo azul e, em seguida, selecionar a opção ligar para polícia.

Seu celular fará uma chamada para a delegacia e todos os dados da sua viagem serão repassados para a polícia de maneira imediata. Tudo isso para que você permaneça seguro em situações de risco.

E aí? O que achou das 5 funções “secretas” do Uber? Se gostou, compartilhe com seus amigos e espalhe essas funções secretas do Uber!

O Como Solucionar foi reformulado em 2021 com a proposta de trazer tudo sobre o mundo de tecnologia e as novidades do universo de aplicativos.

© Como Solucionar 2021. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.