• Início
  • Artigo
  • Conheça esses aplicativos para contar objetos que auxiliam no controle de inventário

Conheça esses aplicativos para contar objetos que auxiliam no controle de inventário

Seu trabalho acabou de ficar mais fácil com os aplicativos para contar objetos, que te ajudam a te um controle de inventário mais facilmente.
dezembro 17, 2021

 

Os smartphones se tornaram ferramentas indispensáveis para o nosso dia a dia. Com ele, conseguimos ter acesso a calculadora, lanterna, podemos fazer chamadas, usar mapas, GPS, pesquisar nossos interesses e ainda por cima ter uma fonte de lazer. 

Além de todas essas funcionalidades que todos nós já conhecemos, os celulares modernos também disponibilizam alternativas bem interessantes para economizar nosso tempo, um exemplo disso são os aplicativos para contar objetos.

No passado, éramos obrigados a perder alguns (ou vários minutos) tendo que contar alguns objetos, sejam eles quais forem. Além do período de contagem de cada item na nossa frente, ainda tínhamos que perder mais um tempinho para conseguir fazer um relatório sobre tudo aquilo que fizemos. Agora é tudo muito mais fácil com os aplicativos para contar objetos! 

Pessoas que trabalham com estoque, logística ou simplesmente lidam com muitos itens durante o dia, podem dizer adeus a esses problemas. Hoje, existem aplicativos que escaneiam e fazem todo esse processo de contagem de maneira automatizada, são os aplicativos para contar objetos. Abaixo, falaremos sobre 2 deles que podem ajudá-lo nas suas tarefas do cotidiano. Quer saber mais sobre eles? Continue sua leitura!

iScanner: um dos aplicativos para contar objetos para sistema iOS

O iScanner é um dos primeiros apps — que se tem notícia — que fazem esse tipo de contagem. A tecnologia empregada utiliza alguns recursos da Inteligência Artificial para realizar a contabilidade de vários itens que estão em uma única imagem.

O diferencial desse app, é que na sua última versão temos a possibilidade de contar objetos semelhantes e não somente algumas alternativas pré-determinadas pelo próprio criador do software dos aplicativos para contar objetos.

Conheça esses aplicativos para contar objetos que auxiliam no controle de inventário
Conheça esses aplicativos para contar objetos que auxiliam no controle de inventário

Para utilizá-lo, é extremamente simples: basta instalar o app, abri-lo, seguir as orientações e em seguida tirar uma foto da área que estão os objetos que você deseja contar. De maneira automatizada, o iScanner entregará para você seus resultados.

Esse é um dos aplicativos para contar objetos muito útil e, certamente, pode se tornar indispensável no futuro. O ponto negativo é que esse app só serve para dispositivos iOS. Abaixo, falaremos sobre uma alternativa para aqueles que utilizam o sistema Android.

CountThings: a alternativa de aplicativos para contar objetos para sistemas Android

O CountThings tem a mesma premissa do iScanner: a ideia também é contabilizar um grande número de objetos que estão disponibilizados em um local. Esse app também utiliza a IA (Inteligência Artificial) para chegar nos resultados e seu modo de uso é extremamente semelhante a alternativa anterior: basta tirar uma foto do local e em seguida selecionar o modo “contagem” para conseguir ter o resultado na sua tela.

siteimg
Conheça esses aplicativos para contar objetos que auxiliam no controle de inventário

O ponto negativo é que a maior parte das ferramentas são pré-definidas e, por conta disso, pode ser que o que você deseja realmente contar não esteja disponível no app. Mesmo com esse revés, é interessante dizer que a maior parte das alternativas funcionam bem e, no fim do dia, não custa testar para realmente ver se os resultados condizem com a realidade.

Após a varredura de uma imagem, o app contabiliza tudo aquilo que foi visto. Além dessa contabilidade, o CountThings também fornece um relatório com as informações mais importantes sobre a imagem que você tirou.

Porquê utilizar um dos aplicativos para contar objetos?

Mesmo que pareça redundante ter que utilizar um celular para realizar a contagem de objetos, é interessante dizer que existem circunstâncias em que esse tipo de tarefa pode tomar muito tempo. 

Pessoas que trabalham em estoque ou com logística sabem a dificuldade que pode ser ter que contar centenas de produtos de uma única vez. Além do tempo (e paciência), é muito importante ficar atento para não errar na contagem e acabar quantificando os produtos ou itens de forma equivocada.

O erro humano, ainda muito presente na nossa rotina, pode trazer resultados catastróficos. Especialmente quando estamos levando em consideração uma atividade profissional ou comercial.

Quais os pontos negativos?

Os pontos negativos desses apps é que eles ainda não são totalmente eficazes. Certamente existem circunstâncias em que eles podem, invariavelmente, fazer uma contagem equivocada da imagem.

Para evitar esses erros basta tirar a melhor fotografia possível com seu celular. Leve em conta a iluminação e sempre busque deixar, de maneira mais clara possível, quais são os itens que devem ser contabilizados.

Normalmente, o contraste é um dos “sinais” que os aplicativos para contar objetos utilizam para conseguir contar os itens, assim como a forma e a disponibilidade deles na tela. Portanto, ter um ambiente devidamente organizado ainda é fundamental para o uso das ferramentas.

Além desses problemas de reconhecimento — que ainda dependem do avanço dos nosso softwares —, devemos levar em consideração que os apps ainda não são totalmente automatizados e, podem, em alguns momentos, somente contar aqueles padrões que os desenvolvedores adicionaram como função.

Esse costuma ser o caso do CountThings, onde a maior parte dos modos de contagem são sobre alguns tipos de itens específicos. Apesar disso ser um avanço em relação ao que tivemos no passado, não podemos deixar de mencionar que ainda existe um caminho a ser percorrido para que essas ferramentas sejam mais eficazes e se tornem indispensáveis no nosso cotidiano.

Gostou desse artigo de aplicativos para contar objetos? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho nas nossas próximas postagens!

 

O Como Solucionar foi reformulado em 2021 com a proposta de trazer tudo sobre o mundo de tecnologia e as novidades do universo de aplicativos.

© Como Solucionar 2021. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.